domingo, 22 de abril de 2012

Reflexões



Patrícia Spínola, 1º Ciclo, candidata à Direção

Caros colegas,
A educação é um dos alicerces básicos da sociedade que os governos deverão empenhar-se por acautelar com seriedade e visão futurista. No nosso país, é necessária uma célere tomada de consciência, um abrir de olhos, para a realidade: não há desenvolvimento sem educação!
Enquanto docente atenta, não posso aceitar o aumento do número de alunos por turma que vem diminuir as hipóteses de uma consistente diferenciação pedagógica. Será que, com 26 alunos e mais aqueles que a escola não tenha onde pôr, poderei dar ensino com QUALIDADE às crianças com necessidades educativas especiais, às que têm dificuldades de aprendizagem, e ainda, a todos os anos curriculares, uma vez que é possível ter mais do que um na mesma turma?
Cortes e mais cortes.
Os professores de substituição manter-se-ão no próximo ano letivo? Na ausência de um ou mais professores, muitas famílias ignoram que os seus filhos são distribuídos por salas já de si sobrelotadas, ficando estes docentes com a sua planificação alterada e prejudicada a aprendizagem de todas as crianças.
Mesmo em exercício de funções, o professor de Apoio Pedagógico Acrescido vê muitas vezes o seu horário alterado para ir, de uma hora para outra, substituir um colega e os seus alunos perdem o apoio a que têm direito. Porquê a discriminação das crianças com dificuldades de aprendizagem? Porquê o desrespeito pelo professor no cumprimento do serviço distribuído?
Em breve, os docentes irão ter a sua componente letiva aumentada, dissimulada num intitulado “apoio ao estudo” a ser desenvolvido nas horas não letivas (?).
A autonomia das escolas do 1ºCiclo é cada vez menor e sempre muito burocratizada. Não há abertura para a implementação nuclear de novos modelos de organização e gestão escolar. A aplicação de um novo projeto teria de ser adotada por todas as outras escolas e isso não seria racional. Não é por acaso que não existem dois Projetos Educativos iguais.
Não queremos para os nossos alunos mais aulas depois das aulas. As atividades extracurriculares devem revestir-se de um caráter essencialmente lúdico e sempre depois das aulas curriculares. Para tal, é importante sublinhar que o formato da Escola a Tempo Inteiro merece ser repensado, privilegiando a componente curricular no turno da manhã.
Somos PROFESSORES! Exigimos RESPEITO! Isto não será alcançado com cortes nos salários, redução de recursos humanos e materiais, redução do tempo para formação, aumento do horário de trabalho, alteração dos regimes de aposentação!
Contudo, em nossa representação, temos hoje um SPM adormecido, viciado, agarrado a fantasmas e dinossauros de outras causas e de outros tempos. Incapaz de olhar em frente e seguir adiante.
Não exijamos ao poder nacional e local para mudar se não formos capazes de reformar o que está mesmo ao pé de nós! Apoie a LISTA B! Faça parte desta Alternativa!

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