Patrícia Spínola, 1º Ciclo, candidata à Direção
Caros colegas,
A
educação é um dos alicerces básicos da sociedade que os governos deverão
empenhar-se por acautelar com seriedade e visão futurista. No nosso país, é
necessária uma célere tomada de consciência, um abrir de olhos, para a
realidade: não há desenvolvimento sem educação!
Enquanto
docente atenta, não posso aceitar o aumento do número de alunos por turma que
vem diminuir as hipóteses de uma consistente diferenciação pedagógica. Será
que, com 26 alunos e mais aqueles que a escola não tenha onde pôr, poderei dar
ensino com QUALIDADE às crianças com necessidades educativas especiais, às que
têm dificuldades de aprendizagem, e ainda, a todos os anos curriculares, uma
vez que é possível ter mais do que um na mesma turma?
Cortes
e mais cortes.
Os
professores de substituição manter-se-ão no próximo ano letivo? Na ausência de
um ou mais professores, muitas famílias ignoram que os seus filhos são
distribuídos por salas já de si sobrelotadas, ficando estes docentes com a sua
planificação alterada e prejudicada a aprendizagem de todas as crianças.
Mesmo
em exercício de funções, o professor de Apoio Pedagógico Acrescido vê muitas
vezes o seu horário alterado para ir, de uma hora para outra, substituir um
colega e os seus alunos perdem o apoio a que têm direito. Porquê a
discriminação das crianças com dificuldades de aprendizagem? Porquê o
desrespeito pelo professor no cumprimento do serviço distribuído?
Em
breve, os docentes irão ter a sua componente letiva aumentada, dissimulada num
intitulado “apoio ao estudo” a ser desenvolvido nas horas não letivas (?).
A
autonomia das escolas do 1ºCiclo é cada vez menor e sempre muito burocratizada.
Não há abertura para a implementação nuclear de novos modelos de organização e
gestão escolar. A aplicação de um novo projeto teria de ser adotada por todas
as outras escolas e isso não seria racional. Não é por acaso que não existem
dois Projetos Educativos iguais.
Não
queremos para os nossos alunos mais aulas depois das aulas. As atividades
extracurriculares devem revestir-se de um caráter essencialmente lúdico e
sempre depois das aulas curriculares. Para tal, é importante sublinhar que o
formato da Escola a Tempo Inteiro merece ser repensado, privilegiando a
componente curricular no turno da manhã.
Somos
PROFESSORES! Exigimos RESPEITO! Isto não será alcançado com cortes nos
salários, redução de recursos humanos e materiais, redução do tempo para
formação, aumento do horário de trabalho, alteração dos regimes de aposentação!
Contudo,
em nossa representação, temos hoje um SPM adormecido, viciado, agarrado a
fantasmas e dinossauros de outras causas e de outros tempos. Incapaz de olhar
em frente e seguir adiante.
Não
exijamos ao poder nacional e local para mudar se não formos capazes de reformar
o que está mesmo ao pé de nós! Apoie a LISTA
B! Faça parte desta Alternativa!
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