quarta-feira, 18 de abril de 2012

DN Madeira digital de 14/04/2012

Lista B propõe "ruptura a 100%" no Sindicato dos Professores

Actualizado em 14 de Abril, às 12:57

FOTO TERESA GONÇALVES
A Lista B encabeçada por Manuel Martinho Esteves apresentou esta manhã a sua candidatura de alternativa à coordenação do Sindicado de Professores da Madeira (SPM), propondo uma “ruptura a 100%” com a actual estrutura, à qual lançou duras críticas.
“Não nos revemos na exiguidade e pouca diversidade formativa do nosso sindicato e também não podemos aceitar que este se reduza apenas a mais um centro de formação, mais um promotor na aquisição de bens e serviços, ou a pouco mais que uma empresa de construção civil e obras públicas, num triénio que se revelou tão doloroso para a educação e para os docentes”, afirmou o candidato a coordenador do SPM da lista B, que acusou a actual estrutura de manter os professores “distraídos e desmobilizados”.
“Não devemos favores ao poder político regional ou nacional, não produzimos demissões selectivas de dirigentes de topo, mandato após mandato”, distancia-se assim a Lista B que se assume como uma “equipa genuinamente sindical”, sem uma coordenação partidariamente identificada e que quer afirmar o seu projecto sindical no campo reivindicativo. “É também aí que de longe nos distinguimos dos nossos concorrentes”, sustenta.
A eliminação da prova de acesso à carreira, a viabilização de um protocolo de parceria privilegiada de formação com a Universidade de Madeira e a exigência de uma efectiva negociação do estatuto da carreira docente, são algumas das 12 prioridades da lista encabeçada por Manuel Martinho Esteves, para o próximo triénio.
A ‘Alternativa SPM – Lista B’ é composta pelos seguintes candidatos: Manuel Martinho Esteves, coordenador; Ana Magalhães, vice-coordenadora; João Sousa, mandatário; Júlia Caré, presidente da Assembleia Geral; Gabriela Relva, presidente do Conselho Fiscal.

Sem comentários:

Enviar um comentário