domingo, 6 de maio de 2012

Reflexões

Acreditar

António Rodrigues

Ouvi ontem o debate para as eleições do SPM, na RTP Madeira! Não conheço a professora Sofia Canha, da Lista A, que me pareceu ser boa pessoa. Nada tenho, por isso, contra a colega. Mas tenho, e muito, contra esta actual orientação sindical, que a Sofia Canha representa, e, por isso, gostava de ver o SPM orientado por outra equipa, pela Alternativa Lista B, que me parece ser mais competente e com outras capacidades para orientar os destinos do SPM e dos professores em geral.


E, por não acreditar nestes dirigentes, nem fundamentalmente, na direcção da actual equipa de formação do SPM, anulei a minha inscrição no sindicato, faz tempo.
Todavia, pela leitura que faço da actual situação, gostava de participar em acções da lista B. Gostava de poder dar o meu modesto contributo à Alternativa SPM.


A gota d'água, que me fez abandonar o sindicato, foi a vergonha que se passou com a aceitação e conivência por parte da actual equipa de dirigentes do SPM (de todos!!!) das regras completamente desniveladas que presidiram à última avaliação de desempenho dos professores.


Não acredito nos dirigentes sindicais instalados, que, parece-me, não devem estar tão mal assim, e, pelo que deixam transparecer estão agarrados ao poder dentro da instituição sindical! Desligados por completo da vida diária da escola de hoje, acham-se ainda no direito de ser avaliados de forma a obter maior mérito, a par dos professores deputados! Isto é o que se chama usar o poder em seu próprio proveito e não em prol da classe docente! Oportunismo vergonhoso!


Por isso, quero acreditar que há alternativa, de facto. quero acreditar na mudança! E, quero acreditar nesta nova vaga de professores que se propõem orientar os destinos do SPM. Quero acreditar na equipa que conjuga a fusão entre a juventude e a experiência dos mais vividos, perante as dificuldades acrescidas que se colocam aos professores em geral.


Quero acreditar na Alternativa SPM! Quero voltar a inscrever-me no SPM! Quero convidar a Susana, o Manuel, o João e tantos outros a voltar ao sindicato!
Gosto de sonhar! A utopia faz mover montanhas!


Não posso votar, mas vou acreditar na Alternativa SPM!
Acredito na Lista B!
Abraço, António Rodrigues (ex-sócio 282 - número de origem - de 28 de Setembro de 1978)

Sem comentários:

Enviar um comentário