sábado, 5 de maio de 2012

Debates

SPM - Debates na TSF e RTP/M

António Trancoso

Acompanhei os debates, na TSF e na RTP-M, com o especial interesse de ouvir a Candidata da Lista A, uma vez que, logicamente, conheço o Projecto e as Linhas de Força do pensamento de Manuel Martinho Esteves, Candidato a Coordenador da Direcção do SPM, pela Lista B.
Não conhecendo, pessoalmente, a Colega, confesso que, antes da confrontação das respectivas orientações e posturas, concedia, àquela Senhora, o benefício de a julgar, ingenuamente crente na Bondade de um são Projecto Sindical, não inquinado pelo desastroso comportamento do Núcleo Duro, dos Corpos Gerentes em fim de mandato.
Fiquei, desagradavelmente, surpreendido, porém, esclarecido! Afinal, mais uma vez se prova que a subjectivividade, numa empática apreciação, é enganadora e perigosa.
O imaginado encanto... esfumou-se completamente!
A Candidata, afinal, sob uma, conveniente, capa de "inocência", sabe, muitíssimo bem, ao que vem, com Que, e com Quem, conta.
Ao "liderar" uma lista, que apodou de "renovação", com 56% de efectivos da Direcção cessante, e, mantendo, na Assembleia Geral, a eterna e entronizada Presidente, só por graça, de mau-gosto, ou, descaramento, se esforça por distorcer a evidência.
Não é séria, nem justa, a tentativa de passar um atestado de tolos aos Professores.
Aqui, não posso deixar passar uma crítica a Manuel Martinho Esteves; perante o que estava a ouvir, portou-se com uma elegância, e uma generosidade, que a sua interlocutora não merecia.
Não merecia, nem merece, tendo presentes os, "obviamente", esfarrapados e gaguejantes argumentos com que pretendeu justificar o injustificável!
Assim:
Ilude Princípios e Valores, submetendo-os ao "pragmatismo" eleitoralista (imposto pelos membros da actual Direcção, cujo Núcleo Duro, por mero, e "meritório, acaso, transita para a "sua" Lista) no que concerne à deliberação de Não Adesão à Greve Geral, traindo a FENPROF e a CGTPIN, das quais, o SPM é, respectivamente, fundador e aderente;
Ilude Princípios e Valores, malbaratando e entregando, em bandeja supostamente "institucional", a honrosa Independência Sindical, ao defender, o despropositado, "atento e venerador" convite, ao Presidente do Governo Regional, para a Inauguração da Sede do SPM! O público, e reconhecido Muiiiito Obrigado, feito por Rita Pestana, é, no mínimo, espantoso!;
Ofende Princípios e Valores, quando - negando, o que os Professores sabem - disfarça a campanha eleitoral que a "sua" lista desencadeou fora do período consagrado estatutariamente;
Espanta a veemência que confere aos encómios que tece ao rigor na Aprovação de Contas, na qual participou na condição de Delegada Sindical.
Neste último domínio, pena foi - sê-lo-á, se os Professores quiserem, com a sua escolha, em 16 de Maio - que não fosse confrontada com o que é vox populi, de se pagar uma avença de 5 000 euros mensais ao Jurista que, por desígnios do destino, terá sido Patrono de Estágio da jovem licenciada em Direito, filha da sua Presidente!!!
Quem aprovou as Contas, como é o seu caso, estaria em condições de esclarecer e desmentir o que não pode passar de uma "enorme e caluniosa mentira"!
É que, a Lista Alternativa - a B, não aceita, nem quer, sustentar a sua eleição em equívocos nem em "inacreditáveis" calúnias;
Não atribui aos membros da lista da Continuidade (designação, finalmente, aceite pela Candidata...) inverdades, como a de tentar colar membros da Lista Alternativa às oportunistas decisões dos quantos transitados que "lidera" (João de Sousa, há de ensiná-la a ler e a interpretar...);
Não plagia, a destempo, e passo a passo, um Projecto que não é, nem nunca, foi o seu, como se viu neste segundo debate - entrevista, na RTP-M!
Também, não mente, não disfarça, não cabula, e, acima de tudo, NÃO MENDIGA VOTOS!
Posto isto:
Quem estiver satisfeito com o actual estado de coisas, sabe quem apoiar;
Quem entender que o caminho é bem outro, saberá quem se lhes apresenta, desprendido de todos os interesses que não os da defesa intransigente dos legítimos Direitos dos Professores e da Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário